Roteiro Completo pelo Pantanal Sul e Serra da Bodoquena

O Pantanal do Mato Grosso do Sul e a Serra do Bodoquena são destinos especiais e muito desejados para curtir muita natureza, tranquilidade, mas também aventuras e gastronomia!
 

Para ajudar você a planejar a sua viagem confira um roteiro sugestivo pelo Pantanal Sul e Serra da Bodoquena, e descubra quantos dias ficar, o que levar, melhor época para vir e os melhores lugares para curtir! 
 

Roteiro COMPLETO Pantanal Sul e Serra da Bodoquena 
 

Primeiro Dia

A chegada no Pantanal Sul se dá através Campo Grande, a capital do Mato Grosso do Sul. Após desembarcar no aeroporto ou rodoviária, o mais comum é seguir para Aquidauana, a cidade mais próxima que funciona como porta de entrada. São duas horas de estrada pela BR 262, já observando no caminho as mudanças de paisagem.

O cenário pantaneiro surge no trajeto aos poucos, com destaque para a Estrada Parque de Piraputanga. Ao chegar em Dois Irmãos do Buriti, após aproximadamente 90 km, um desvio leva para ela, que oficialmente se trata da rodovia estadual MS 450. Para chegar em Aquidauana são mais 50 km por dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) e com o clima todo de Pantanal no percurso.

É uma bela maneira de já se ambientar ao destino, por ser possível já observar muitos animais e paisagens sensacionais! 
 


Foto da Estrada Parque Piraputanga, via MS Notícias. 
 

Na chegada, a hospedagem em Aquidauana depende do que foi escolhido pelo grupo na hora de fechar a viagem. Existem tantos hotéis com boa estrutura dentro do perímetro urbano, com facilidade de acesso a comércio e serviços, quanto as fazendas e pousadas pantaneiras mais afastadas do centro e que oferecem uma estadia típica da região.

As melhores pousadas pantaneiras para ficar em Aquidauana são: 

Segundo e Terceiro Dia

Mesmo com o pernoite em hotel, a melhor pedida para os dias 2 e 3 é visitar uma das fazendas próximas a Aquidauana e conhecer as tradições do povo pantaneiro. As pousadas pantaneiras elas oferecem passeios, além de hospedagem e ficam a cerca de 50 km do centro da cidade.

Como sugerimos, a pousada Aguapé e Pequi oferecem passeios perfeitos para grupos de terceira idade. E não é preciso se aventurar demais. Para explorar a região, os passeios de charrete são perfeitos, bem como os safáris fotográficos (de dia e de noite), passeios de barco, trilhas na natureza que permitem ver de perto a incrível fauna e flora do Pantanal Sul, com centenas de espécies diferentes. Para relaxar, pesca esportiva ou simplesmente relaxar na piscina e estrutura das pousadas. 

Passeio de charrete Pousada Pequi

Foto passeio de charrete na Pousada Pequi. 
 

Parada para foto durante um safári pantaneiro na Pousada Aguapé
 

Os aventureiros ainda podem fazer trilhas, rafting e rapel na região do Morro do Paxixi! Adrenalina garantida em meio a muita natureza!

No terceiro dia a tarde, pode seguir para Miranda, outro destino importante do Pantanal Sul. São cerca de 70 km até lá. Vale a pena se hospedar na cidade para conhecer um pouco mais da gastronomia e hospitalidade local. 
 

Bateu aquela fome durante a viagem? As paradas certas são: 

E na cidade de Miranda você poderá ficar nos seguintes hotéis: 

 

Quarto e Quinto Dia

Em Miranda, após o café da manhã no hotel, você poderá fazer passeios nas fazendas pantaneiras e também atrativos pantaneiros. 

Há opção de cavalgada, de participar de uma Comitiva Pantaneira, fazer safári terrestre ou fluvial, passeios de chalana e de barco, conhecer a lida de gado, a ordenha e quem curte, pode passear de bike também ou caminhar. 
 

Cavalgada de Comitiva Pantaneira na Pantanal Experiência.

 

Na hora das refeições, as fazendas oferecem almoço típico das comitivas, mas há restaurantes em Miranda que também oferece o banquete pantaneiro, bem como churrascos e peixes. Não deixe também de experimentar no café da manhã o quebra torto, café típico dos peões, que tem arroz carreteiro, ovos, farofa e mandioca acompanhados de leite com açúcar queimado, café, caldo de cana e suco de frutas da região.

A noite, pode também fazer focagem noturna e curtir um luau, como também participar de uma festa incrível, a Noite Pantaneira, de realização da Pousada Pioneiro, com folclore, apresentações, música, histórias, culinária e muito mais!
 

Você pode escolher passeios em Aquidauana e complementar em Miranda, por exemplo, para que consiga ver tudo o que a região pode oferecer! E, claro, pode ficar mais dias em Aquidauana! 
 

Em Miranda, você poderá ficar nas pousadas pantaneiras: 

  • Fazenda San Francisco
  • Caiman Pantanal
  • Pousada e Pesqueiro Pedra Branca

E passar o dia curtindo: 

  • Pantanal Experiência
  • Projeto Salobra 
     

Sexto e Sétimo Dia

Para curtir mais do Pantanal Sul e ver paisagens ainda mais deslumbrantes, você pode ir à Corumbá, ficar hospedado em uma pousada pantaneira bem aconchegante. Na região também há passeios como cavalgadas, safáris, canoagem, flutuação e passeios de barco. 

Para chegar nas fazendas, aprecie a Estrada Parque Pantanal e toda a exuberância da flora e fauna locais. Se você gosta de aventura e tem preparo físico e disposição, pode ainda curtir uma travessia sensacional pela Serra do Amolar
 

Pesca de piranhas e safári fluvial na Pousada e Camping Santa Clara. 
 

Para quem dispõe de mais tempo ou ama pescarias, os cruzeiros fluviais são uma ótima pedida! Há empresas que fazem pacotes saindo de Corumbá e do Passo da Lontra circulando toda região pantaneira. 
 

Cruzeiro fluvial com embarcação da Joice Pesca e Tour.
 

Em Corumbá as melhores pousadas pantaneiras são:

  • Pousada Xaraés 
  • Pantanal Jungle Lodge 
  • Pousada e Camping Santa Clara 
  • Pousada Amolar 
     

E para cruzeiros fluviais e pescarias: 

  • Barco Hotel Pedra Branca II
  • Joice Pesca e Tour 


 

Oitavo ao Décimo Dia

Que tal agora curtir cachoeiras e clima de serra em Bodoquena? A cidade fica a 60 km de Miranda e com apenas uma hora de estrada é possível sair cedo e curtir o dia inteiro já por lá. 
 

A região serrana é conhecida pelas quedas d’água e seus balneários.

Na Boca da Onça está a Cachoeira Boca da Onça e seus mais de 150 metros de altura (a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul) já mostra o visual espetacular da região. Quem quiser se aventurar pode tomar banho em sua piscina natural gelada. Para os aventureiros, há o maior rapel de plataforma do Brasil! 

Cachoeira Boca da Onça, a maior do Mato Grosso do Sul, na Boca da Onça Ecotour. 
 

No Eco Serrana Park você poderá aproveitar trilhas e muitas piscinas naturais em meio a paredões rochosos incríveis do Cânion do Rio Salobra. Sem dúvida, um dos atrativos imperdíveis de Bodoquena.

Cânion do Rio Salobra no Eco Serrana Park.

 

No Cachoeiras Serra da Bodoquena você pode curtir trilhas apreciando as cachoeiras e também dar aquele mergulho em um banho refrescante nas águas cristalinas, andar de caiaque, boia cross e barco! 
 

Trilha na pousada e atrativo Cachoeiras da Serra da Bodoquena.

 

Para se hospedar, há pousadas de charme a apenas 10 km do centro, com muito conforto e pertinho de um riacho delicioso, nada melhor para o descanso de fim da viagem.

Enquanto estiver em Bodoquena, não deixe de provar o prato típico da cidade, a palga serrana. Trata-se de um frango caipira cozido com palmito de bacuri e temperos. É delicioso!

E, no décimo dia, você pode encerrar a viagem retornando para Campo Grande, ou ainda seguir até Bonito com a Vanzella Transportes, onde as belezas naturais continuam!

 

Para visitar em Bodoquena: 

  • Boca da Onça Ecotour
  • Eco Serrana Park
  • Cachoeiras Serra da Bodoquena 
     

Para se hospedar em Bodoquena: 

  • Cachoeiras Serra da Bodoquena

Para roteiros completos e personalizados, além de contratar passeios e hospedagens, conheça as Agências Especializadas nlo Pantanal Sul e Serra da Bodoquena:
 

Águas do Pantanal Tour 
Buriti Viagens e Turismo
Brazil Eco Vip
Consciência Ecológica Viagens e Turismo
Pioneiro Turismo

Entre em contato com elas e vem pra cá! 
 


 

Gostou? Compartilhe! 
Você pode se interessar também: