Roteiro de 5 dias em Família pelo Pantanal Sul e Serra do Bodoquena

O Pantanal do Mato Grosso do Sul é uma das regiões mais lindas que você vai conhecer. As centenas de espécies diferentes de fauna e flora, muitas delas endêmicas, tornam quase tudo o que se vê em uma experiência única. 

E a região tem uma aliada peso pesado: a Serra da Bodoquena, com paisagens que variam entre rios, grandes planícies, serras e cachoeiras no meio da mata. E tudo com um dia a dia relaxante nas fazendas, o torna o destino completo e fantástico! 
 

Você verá que 5 dias é muito pouco tempo para realizar todas as atividades e passeios. Mas, se você tem pouco tempo, escolha seus destinos e planeje sua viagem com a gente! :)

Se você quer um refúgio tranquilo, com muita natureza, encontrou! E para te ajudar a planejar uma viagem incrível para conhecer um dos ecossistemas mais ricos do mundo, nós preparamos essa sugestão de roteiro de 5 dias em família pelo Pantanal do Sul e Serra do Bodoquena e com atrações para todos os gostos! Confira.

 

Dia 1 - Chegada a Campo Grande e Estrada Parque Piraputanga

O principal acesso ao Pantanal no Mato Grosso do Sul é a capital Campo Grande. 

Após chegar no aeroporto ou rodoviária, dependendo do horário, você pode ficar hospedado em um dos ótimos hotéis da capital, ou já rumar para Aquidauana, a cidade mais próxima e porta de entrada para a região. São cerca de duas horas de estrada pela BR 262, e é possível fazer uma parada por lá tanto para hospedar-se, como para já curtir uma bela fazenda pantaneira. 

Mas, antes de chegar em Aquidauana, já dá para começar a curtir o ambiente pantaneiro no caminho. Ao chegar nos limites do município de Dois Irmãos do Buriti, após cerca de 90 km a partir de Campo Grande, vale a pena pegar um desvio para uma rota cênica! Saindo da BR 262, é só entrar na rodovia estadual MS 450, conhecida como Estrada Parque de Piraputanga. E aí são mais 50 km até Aquidauana, mas passando pelo “interior” dessa região em uma Área de Proteção Ambiental (APA) e já sentindo a diferença da paisagem. 
 

Pelo trajeto, um cenário é belíssimo e muitos animais silvestres podem ser avistados. 
 

O caminho passa pelos distritos de Palmeiras, Piraputanga e Camisão, sendo que estrada corta parte da Serra de Maracaju, passando por vários morros, entre eles o do Chapéu e do Paxixi, que podem ser avistados de vários ângulos. O Morro do Paxixi é um dos pontos de trekking dos ecoturistas pela região.

 

Dia 2 - Pantanal de Aquidauana

Em Aquidauana é possível se hospedar em fazendas para já sentir o clima do Pantanal do Mato Grosso do Sul e conhecer um pouco das tradições de quem vive lá. 

Então, uma boa ideia é terminar já o primeiro dia da sua viagem pernoitando em uma delas para acordar e aproveitar a natureza. 

Existem ótimas opções de fazendas pantaneiras em Aquidauana, que oferecem serviço de pousada e passeios. Ambas ficam a pouco mais de 50 km do centro da cidade e praticamente uma ao lado da outra, com bom acesso pela estrada de terra mesmo para carros de passeios. 
 

As fazendas pantaneiras de Aquidauana oferecem, entre outros passeios, o famoso safári, quando o visitante pode ficar pertinho dos animais que são avistados pelo caminho, entre tamanduás, jacarés, capivaras, tatus, queixadas, antas, e muitas aves também. Há também cavalgadas, pescarias, lida de gado e passeio de charrete. 
 

Ao fim do dia, você pode ficar hospedado nas próprias pousadas, ou ainda seguir para Miranda, outra das “capitais” do Pantanal Sul. São cerca de 70 km de estrada até a cidade de cerca de 26 mil habilitantes que possui boas opções de hospedagem no centro e bairros, o que facilita visitar outros locais no próximo dia e toda família pode descansar e recarregar as energias, pois os próximos dias são cheios de atrações! 
 


 

 

Dia 3 - Pantanal de Miranda

O terceiro dia é para ser aproveitado conhecendo o Pantanal de Miranda. Os arredores do município já são de puro ecossistema pantaneiro e há muito o que ver e fazer. E para isso é bom procurar uma das fazendas da região e curtir seus passeios para conhecer mais da biodiversidade e cultura locais.

Há fazendas pantaneiras e atrativos próximos aos limites urbanos que são alternativas interessantes para day use. Com muitos passeios e experiências, difícil será escolher em qual delas ir.


 

Você pode escolher os tradicionais safáris - e com sorte ver até uma onça-pintada, ou ainda descobrir a pesca de piranhas, o passeio de chalana, conhecer mais sobre a psicultura, e fazer um day use de uma verdadeira Comitiva Pantaneira cavalgando e experimentando a saborosa comida regional, ou um farm tour, ou ainda um safári fluvial de barco pelo Salobra incrível. E, claro, poderá fazer aqueles passeios que não teve tempo em Aquidauana para passar um belo dia no Pantanal Sul. 
 

Vale lembrar que cada fazenda oferece um cenário distinto, passeios diferentes e encantos próprios, então fazer de novo uma cavalgada ou um safári, por exemplo, está longe de ser repetitivo.

No fim do dia, a Festa Noite Pantaneira costuma atrair muitos turistas que buscam conhecer mais sobre a cultura da região. Em uma pousada em Miranda, que fica a menos de 30 km do centro, o evento de três horas de duração conta com apresentação de violeiros e sanfoneiros, atrações regionais, apresentações dos indíos da região e, é claro, culinária da melhor qualidade com a Comida de Comitiva.

A pernoite pode ser em uma das fazendas ou hotéis de Miranda com muita tranquilidade.

 

Dia 4 - Descobrindo Bodoquena

No quarto dia, uma ideia é rumar para Bodoquena, que fica a 60 km de Miranda. 

O curto trajeto de uma hora pela MS 339 oferece mais visuais espetaculares do Pantanal Sul e chegando lá o clima já é um pouco diferente. Afinal, a cidade é conhecida por suas quedas d’água - as principais do Mato Grosso do Sul. 

O Eco Serrana Park é o lugar ideal para iniciar suas atividades em Bodoquena, já conhecendo o Cânion do Rio Salobra e percorrendo trilhas em meio à mata preservada para mergulhar em piscinas naturais incríveis de águas cristalinas. A caminhada tem grau médio de dificuldade e, em alguns momentos, passa por trechos dentro do rio (Acqua Trekking).

A Cachoeira Boca da Onça fica 40 km ao sul da cidade e tem mais de 150 metros de altura. A cachoeira fica dentro de um atrativo que reserva ainda trilhas com pontos de banho nas águas cristalinas do Rio Salobra e o maior rapel de plataforma do Brasil, com 90 metros de altura do ladinho da maior cachoeira do Estado.

E as quedas d'água não param por aí! Há atrativos com trilhas em diversas cachoeiras de águas cristalinas entre as matas, além de passeios de bóia cross, canoa e bote pelo rio, tirolesa no balneário delicioso para relaxar, passeio de quadriciclo para aumentar a emoção, restaurante e hospedagem para quem quer curtir mais dias no paraíso! 

Para se hospedar em Bodoquena, há casas de charme e pousadas, pertinho do centro, cercadas pela Mata Atlântica e com riachos cruzando seu jardim formando um ambiente perfeito para relaxar e descansar no fim da viagem.
 

Dia 5 - Pantanal de Corumbá 

E, voltando ao bioma pantaneiro, Corumbá é o próximo destino. Seguindo pela Estrada Parque Pantanal, há pousadas pelo trajeto que oferecem as melhores experiências, entre cavalgadas, passeios de barco, caiaque, churrasco pantaneiro, safáris, e muito mais! 

Ah, e se você ama pescaria, não pode deixar de planejar seu cruzeiro fluvial! Da região de Corumbá saem embarcações cinco estrelas onde toda família ficará muito confortável e os pescadores poderão colocar as fisgadas em dia! - fique atento ao período permitido para pesca e não se esqueça de tirar sua licença antes. 
 

Você verá que 5 dias é muito pouco tempo para realizar todas as atividades e passeios. Mas, se você tem pouco tempo, escolha seus destinos e planeje sua viagem com a gente! :) 
 


 

Que tal fechar a viagem com mais cavalgadas e pescarias ou somente provando mais um gostinho da culinária pantaneira antes de ir embora? Ao fim do dia, rumar para Campo Grande até o aeroporto certamente terá um sentimento de saudade.

 


 

Conheça as Pousadas pantaneiras, atrativos, hotéis e restaurantes que você poderá ir e se hospedar 
 

Em Aquidauana

Pousada Aguapé
Pousada Pequi
Hotel Fazenda Baía das Pedras
 

Em Miranda

Fazenda San Francisco
Refúgio Ecológico Caiman
Projeto Salobra
Pantanal Hotel
Pousada e Restaurante Pioneiro
Pousada Águas do Pantanal Inn 
Querência Pantaneira (Restaurante e Hotel)
Pantanal Experiência

 

Em Corumbá

Pantanal Jungle Lodge 
Amolar Experience
Lontra Pantanal Hotel
Pousada Xaraés
JoiceTur - Pescarias e Cruzeiros Fluviais 
 

Em Bodoquena

Eco Serrana Park
Boca da Onça Ecotour
Cachoeiras Serra da Bodoquena
Hotel Águas de Bodoquena

 

Transfers e Transportes (Campo Grande para Pantanal e Serra da Bodoquena)

Vanzella Transportes
 

Conheça as Agências Especializadas em Passeios e Roteiros pelo Pantanal Sul   

* Águas do Pantanal Tour 
* Buriti Viagens e Turismo
* Consciência Ecológica Viagens e Turismo
* Pioneiro Turismo
 

Entre em contato e vem pra cá!