Visit Pantanal apoia tratamento precoce da COVID-19

Miranda, Bodoquena, MS
27/07/2020
 

Representantes da Visit Pantanal entregaram hoje, 27/07/2020, às Prefeituras de Miranda e Bodoquena um ofício onde apoiam e solicitam a implantação do novo protocolo de saúde "Tratamento precoce da COVID-19". O protocolo já vem sendo implementado com sucesso em várias partes do país, inclusive nos município de Campo Grande e Corumbá.


Foto: Visit Pantanal entrega ofício para o Secretário de Saúde, Sr. Dutra, da Prefeitura de Miranda, MS.
 

O protocolo ganhou destaque e é defendido por vários profissionais e especialistas da saúde na linha de frente ao combate ao corona vírus, por terem experiências positivas no procedimento, já que a COVID-19 ainda não tem cura nem vacina.


Foto: Visit Pantanal entrega ofício para Prefeitura de Bodoquena, MS.
 

Muitas pessoas com sintomas da COVID-19 procuram os hospitais para realizar o teste da doença. Porém, esses pacientes chegam com, no mínimo, 5 dias de contaminação, pois é quando os sintomas mais comuns aparecem. O resultado do teste demora, em média, outros 6 dias para ficar pronto e quando o paciente recebe o teste positivo e retorna ao hospital para tratamento, a doença já está em estado avançado e o paciente acaba indo para UTI. 
 

Com o tratamento precoce, o número de internações caiu drasticamente e os recuperados em fase inicial também. Médicos de várias regiões do Brasil que já utilizam o protocolo relatam os casos de sucesso, como os profissionais de Porto Feliz, em São Paulo, onde a prefeitura não apenas liberou o uso das drogas para pacientes internados, como também para profissionais da saúde e assintomáticos que tiveram contato com infectados como estratégia preventiva.

A profilaxia compreende um conjunto de medicamentos que devem ser administrados ao paciente logo que ele inicie os sintomas da COVID-19. Isso aumenta as chances de recuperação em 80%, defendem os especialistas. 
 

"O apoio da Visit Pantanal é para que as prefeituras de Miranda e Bodoquena também adotem essas medidas preventivas com urgência. Desta maneira, podemos contribuir para que mais pessoas consigam se recuperar rapidamente e evitar uma ocupação total dos leitos de UTI e enfermaria", ressalta Cristina Moreira, presidente da associação.

Os medicamentos precisam ser fornecidos pela saúde pública a todas as pessoas com sintomas da COVID-19 logo que procurem auxílio e também àquelas que tiveram contato com pacientes doentes, mesmo que não apresentem os sintomas. 
 

O tratamento precoce em combate ao vírus Covid-19 inclui vários medicamentos e suplementos, como a ivermectina, cloroquina, colecalficerol, quelato de zinco, dexametasona e azitromicina. 
 

Mas atenção! Os medicamentos devem ser administrados exclusivamente por prescrição médica, pois o coquetel varia e depende de cada paciente e suas comorbidades.

O uso dos medicamentos está sendo discutido mundialmente e algumas universidades relatam diariamente seus avanços, como a de Oxford, na Inglaterra, com muitos casos de sucesso. 
 

A Visit Pantanal acredita no sucesso de protocolos preventivos e aguarda ansiosamente pela implantação da profilaxia nos municípios de Miranda e Bodoquena.