Onçafári

A onça-pintada é considerada o animal símbolo do Brasil! E o título não é à toa.

Da Amazônia ao Sul do País era registrada sua presente, mas hoje essa espécie magnífica corre risco de extinção e seu habitat ficou reduzido. Porém, no Pantanal do Mato Grosso do Sul elas são protegidas e vivem livremente, sendo monitoradas por uma associação, a Onçafari.

Embora observá-la na natureza não seja tarefa fácil, existem formas de facilitar um encontro com a onça-pintada e fazer disso o ponto alto de qualquer viagem. E uma delas é através de safáris exclusivos para observação de onças.


Onçafari Ecoturismo - turismo com sustentabilidade

O Onçafari tem um dos seus trabalhos voltados para o ecoturismo, pois ele é uma ferramenta importante na conservação da natureza e das comunidades tradicionais.

O Onçafari Ecotourismo trabalha para habituar animais, como a onça-pintada e o lobo-guará, à presença de veículos. À medida que os animais se acostumam com a presença dos carros de safári, deixam de encará-los como uma ameaça e ficam mais à vontade, o que facilita o desenvolvimento do ecoturismo na região.

Esse ecoturismo sustentável não apenas protege os animais, ele conscientiza a população local e, por meio da renda gerada pela visitação, os moradores e proprietários de terras passam a valorizar as espécies nativas e tornam-se, assim, os protagonistas da conservação do ecossistema no qual vivem e trabalham.

Os passeios para observação de onça-pintada são feitos pela Onçafari em veículos adequados para o terreno da região (como jipes e picapes adaptados), sempre com o acompanhamento dos guias, que costumam saber onde os animais se concentram e os melhores pontos para observar, garantindo muitas fotos boas e uma experiência incrível!

As onças-pintadas são bastante difíceis de encontrar normalmente, mas há locais com maior probabilidade de observá-las, como no Refúgio Ecológico Caiman, onde o projeto Onçafari iniciou em agosto de 2011, por força do seu fundador e idealizador, o ex-piloto de fórmula 1, Mario Haberfeld. Outras fazendas pantaneiras na região, como a Fazenda San Francisco, também costuma receber as visitas desses bichanos fantásticos!


Onçafari é aprendizado

E além de realizar o safári fotográfico em busca da onça-pintada e de outras espécies características do Pantanal - como a jaguatirica, o lobo-guará e o jacaré - o projeto também aproveita os encontros para ensinar aos visitantes sobre as características delas. E tem como principal objetivo desmistificar a imagem de vilãs que carregam para muitos, até para a própria comunidade. Muitas onças são mortas por fazendeiros, por exemplo, por se tratarem de uma ameaça para o gado.


O Projeto Onçafári é mais que uma experiência turística, e já foi premiado pelo trabalho de conservação de espécies no Pantanal, inspirando outras organizações locais a fazer o mesmo e garantir que os animais não sofram para benefício dos visitantes. E também procura reintegrar à natureza membros que tenham sofrido algum problema em seus habitats naturais, oferecendo todos os cuidados veterinários para ajudar os animais antes de devolvê-los à vida selvagem em plena saúde.


Com essa mistura de ecoturismo sustentável, trabalho de habituação dos animais, conscientização do público e reintrodução de espécies, o Projeto Onçafári vem ganhando mais e mais notoriedade no Pantanal. Para quem visita a região procurando realmente conhecer melhor sua natureza e biodiversidade, não há opção melhor para se aprofundar no tema e ver de perto quem realmente atua para preservar o ecossistema mais rico do Brasil todos os dias.

Contate uma Agência